Estado de Goiás

CLIMA, SOLO E PRODUÇÃO NO CERRADO  

 

Disciplina: Clima, Solo e Produção no Cerrado

Nível: Mestrado Acadêmico

Obrigatória: Não

Área(s) de Concentração: Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional

Carga Horária: 60 horas                   

Créditos: 04 

Modalidade: Semestral

Professores: Alik Timóteo de Sousa e Aristeu Geovani de Oliveira

 

Ementa: Princípios básicos de climatologia: dinâmica atmosférica na constituição do clima. O clima como agente modelador da superfície terrestre e sua importância na formação dos solos. O clima como recurso natural e a formação dos recursos hídricos. Relação homem/clima/solo e as atividades produtivas. O solo como recurso natural. Relação solo-vegetação e capacidade produtiva dos solos. Degradação do solo por sobrecarga de uso e erosão hídrica. Princípios básicos de conservação e recuperação do solo. Estudos de caso. Trabalho de campo.

 

Referências:

AYOADE, J. O. Introdução à Climatologia para os Trópicos. 8 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002.

CARVALHO, L. C; FILHO, J. A. P. Solos. In: Geografia do Brasil: Região Centro Oeste. Rio de Janeiro: IBGE, 1998. p. 91-105.

CONTI, J. B. Clima e Meio Ambiente. 4 ed. São Paulo: Atual, 1998.

GOMES, M. A. F.; SPADOTTO, C. A.; PESSOA, M. C. Avaliação da vulnerabilidade natural dos solos em áreas agrícolas: subsídio à avaliação do risco de contaminação do lençol freático por agroquímicos. Revista Ecotoxicologia e Meio Ambiente, v. 12, p. 169-179, 2002.

GUERRA, A. J. T.; SILVA, A. S. da; BOTELHO, R. G. M. (Org.). Erosão e Conservação dos Solos: conceitos, temas e aplicações. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1999.

MENDONÇA, F; DANNI-OLIVEIRA, I. M. Climatologia: noções básicas e climas do Brasil. São Paulo: Oficina de Textos, 2007.

MENDONÇA, M. R. As transformações do cerrado goiano. In: A Urdidura do Capital e do Trabalho no Cerrado do Sudeste Goiano. 2004. 458 f. Tese (Doutorado em Geografia)-Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, 2004.

NIMER, E. Climatologia do Brasil. 2 ed. Rio de Janeiro: IBGE, 1989.

PINTO, M. N. (Org.). Cerrado: caracterização, ocupação e perspectivas. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1993.

SOUZA, L. H. F. A transformação técnico-científica no meio rural brasileiro pós 1990: uma reflexão sobre os impactos herdados do processo de modernização agrícola. Sociedade & Natureza, v. 17, n. 32, p. 47-60, 2005.

TARIFA, J. R. Alterações Climáticas Resultantes da Ocupação Agrícola no Brasil. Revista do Departamento de Geografia, n.8, p.15-27, 1994.