Estado de Goiás

EDITAL PrP/UEG Nº 08/2015  

EDITAL PrP/UEG Nº 08/2015

CHAMADA PÚBLICA PARA O PROCESSO SELETIVO DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM AMBIENTE E SOCIEDADE Nº 01/2015

– NÍVEL MESTRADO ACADÊMICO

 

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PrP) da Universidade Estadual de Goiás (UEG) torna público que a partir de 04/05/2015 estarão abertas as inscrições do Processo Seletivo para ingresso no curso de Pós-Graduação Stricto sensu em Ambiente e Sociedade (PPGAS), nível Mestrado, com Área de Concentração em Ambiente e Sociedade. O curso será oferecido no Campus de Morrinhos, Goiás, é gratuito, sendo cobrada apenas a inscrição no processo seletivo. O objetivo do curso é formar recursos humanos altamente qualificados e com uma visão interdisciplinar para as questões ambientais do Cerrado, bem como capacitar esse profissional para atuar no magistério e nas empresas. O curso foi aprovado pela Resolução CsU 028/2013 da UEG e foi recomendado pela CAPES com conceito 3 na 151ª Reunião do CTC/ES-CAPES. Maiores informações sobre o curso podem ser obtidas diretamente na Secretaria de Pós-Graduação do Mestrado em Ambiente e Sociedade pelo telefone (64) 3413-1097, por meio da página eletrônica www.ppgas.ueg.br ou pelo e-mail pos.morrinhos@ueg.br

 

 

1. Edital de Seleção 2015

1.1. Apêndice III - Carta_de_Recomendação

1.2. Apêndice IV - Formulário_de_inscrição

1.3. Apêndice V - Tabela de Pontuação_do_Currículo_Lattes 

2. Inscrições Homologadas

2.1 Notificação sobre a interposição de recursos

2.2 Resultado Exame de Proficiência em Língua Estrangeira 

2.3 Decisão sobre a interposição de recursos (proficiência em língua estrangeira) 

2.4 Resultado Final do Exame em Língua Estrangeira 

2.5 Candidatos Classificados na Prova de Conhecimentos Específicos

2.6 Lista_Retificada_dos Candidatos Classificados na Prova de Conhecimentos Específicos 

2.7 Notificação sobre a interposição de recursos Conhecimento Específico

2.8 Cronograma_das Entrevistas

2.8 Resultado_Preliminar_Processo Seletivo_2015

2.9 Resultado_Final_Processo Seletivo_2015

CRONOGRAMA DO PROCESSO SELETIVO 

Atividade

Data

Inscrição ao processo seletivo

04/05 a 29/05/2015

Homologação das inscrições

03/06/2015

Prazo para recurso de indeferimento de inscrição

08/06/2015 até às 12 h

Resultado dos recursos e divulgação da lista final de inscritos

09/06/2015

Prova de proficiência em língua estrangeira

11/06/2015 de 14h30 às 17h30

Prova de conhecimento específico

12/06/2015 de 8h30 às 11h30

Resultado das provas de língua estrangeira

15/06/2015

Prazo para recurso das provas de língua estrangeira

16/06/2015 até às 12 h

Resultado dos recursos das provas de língua estrangeira

16/06/2015 após as 12 h

Resultado das provas de conhecimento específico

16/06/2015 após as 18 h

Prazo para recurso do resultado das provas de conhecimento específico

17/06/2015 até às 12 h

Resultado dos recursos das provas de conhecimento específico

17/06/2015 após as 12 h

Período para realização das entrevistas e análise curricular

22/06 à 24/06/2015

Resultado das entrevistas e da análise curricular

26/06/2015

Prazo para recurso das entrevistas e da análise curricular

29/06/2015 até às 12 h

Publicação do resultado final

30/06/2015

Matrículas dos aprovados classificados

03 e 04/08/2015

Início das aulas

10/08/2015

 

DAS VAGAS OFERECIDAS

  • Serão ofertadas 15 vagas para o Mestrado em Ambiente e Sociedade distribuídas entre as duas linhas de pesquisa do curso, conforme consta no APÊNDICE I deste edita Não há obrigatoriedade do preenchimento total de vagas.
  • Caso haja desistência de algum candidato aprovado no processo seletivo, poderá haver segunda chamada para preenchimento da vaga ociosa, conforme a classificação dos candidatos no processo seletivo.

 

DA INSCRIÇÃO

  • A inscrição no Processo Seletivo implica, desde logo, no conhecimento e tácita aceitação das condições estabelecidas neste Edital e seus Apêndices, das quais o candidato não poderá alegar desconhecimento.
  • O período de inscrições é de 04 a 29 de maio de 2015, no horário de funcionamento da Secretaria do PPGAS, isto é, de segunda à sexta-feira, das 08:00 às 12:00h e das 13:00 às 16:00
  • Recomenda-se que os candidatos consultem o Apêndice I ou acessem o site do PPGAS para conhecimento do corpo docente do programa e respectivas áreas e subáreas de atuaçã
  • As inscrições deverão ser feitas pessoalmente, por procuração ou pelos Correios, via SEDE O endereço para inscrições é o da Secretaria do PPGAS da UEG Campus de Morrinhos: Rua 14, nº 625 - Jardim América, CEP 75650-000, fone (64) 3413-1097. Nas inscrições via SEDEX, a data de postagem deve ser, impreterivelmente, até o dia 25 de maio de 2015, considerando-se os prazos de entrega dos Correios. Solicita-se que seja enviado um e-mail para pos.morrinhos@ueg.br, na mesma data de postagem, informando o código de postagem ou o recibo de postagem digitalizado. O Programa não se responsabilizará por correspondências extraviadas.
    • O candidato que necessitar de atendimento especial para realização das provas deverá informar, no ato da inscrição, os recursos especiais necessár
  • A taxa de inscrição é de R$ 50,00 (cinquenta reais). O boleto de pagamento referente à taxa de inscrição deverá ser obtido no site wwinscricao.ueg.br, após a confirmação do cadastro online.
    • Em nenhuma hipótese haverá devolução do valor da inscrição, salvo em caso de cancelamento/anulação do processo seletivo à critério do Colegiado de Pós-Graduação do PPGAS.
    • No ato da inscrição, o candidato deverá entregar a documentação encadernada e paginada conforme a ordem abaixo:
    1. Carta de Aceite do Orientador Pretendido (com o carimbo e assinaturas da coordenação do PPGAS, do orientador pretendido e do próprio candidato) (APÊNDICE II). A carta de aceite deverá ser solicitada pelo candidato diretamente ao orientador pretendido. O aceite está condicionado à avaliação que o orientador fizer das três Cartas de Recomendação do(a) candidato (a) (APÊNDICE III).
    2. Formulário de inscrição devidamente preenchido, com foto 3 x 4 recente e assinado (APÊNDICE IV).
    3. Comprovante de recolhimento da taxa de inscriçã
    4. Fotocópia autenticada do diploma do curso de Graduação ou certidão original de conclusão, ou declaração original de concluinte até a data da primeira matrícula no Mestrado. Portadores de títulos de graduação obtidos no exterior deverão apresentar documento de revalidaçã
    5. Fotocópia do histórico escolar do curso de graduaçã
    6. Fotocópia da Carteira de Identidade e do CPF.
    7. Cópia impressa do currículo cadastrado na Plataforma Lattes (disponível na página eletrônica do CNPq: cnpq.br). O currículo deve ser acompanhado dos documentos comprobatórios em uma via, na mesma ordem da tabela de pontuação (APÊNDICE V).
    8. Pré-projeto de pesquisa impresso, em conformidade com a linha de pesquisa escolhida, com as seguintes características: fonte Times New Roman 12, 2 cm de recuo das margens, espaçamento entre linhas de 1,5 cm, máximo de 10 páginas, contendo citações e referências bibliográficas conforme normas atuais da AB O projeto deverá abranger: a) Título, b) Autoria, c) Introdução, d) Objetivos, e) Material e Métodos, f) Mérito científico e/ou tecnológico da proposta, g) Cronograma de execução e h) Referências Bibliográficas.
      • O descumprimento de qualquer um dos itens acima incorrerá na não homologação da inscrição.
      • Após confirmação da documentação acima pela Secretaria do PPGAS, o(a) candidato(a) receberá um comprovante de inscrição (APÊNDICE VI). O comprovante somente será disponibilizado para candidatos que fizerem a inscrição presencialmente ou por procuraçã Candidatos que fizerem a inscrição por correspondência poderão retirar o comprovante na secretaria até um dia útil anterior ao fim do processo seletivo.
      • As cópias dos documentos dos candidatos não aprovados estarão à disposição, na Secretaria do PPGAS, até 10/09/2015.

 

 

Concessão da Carta de Aceite

O procedimento para a concessão da Carta de Aceite do pretenso orientador passa pelo recebimento, pela Coordenação do Mestrado, das três Cartas de Recomendação. As cartas de recomendação serão então encaminhadas pela coordenação do Mestrado aos pretensos orientadores, que julgarão se aceitam ou não orientar o candidato. Se aceitar a orientação, o pretenso orientador solicita uma Carta de Aceite à coordenação do Mestrado. A carta assinada pela coordenador do Mestrado será encaminhada por e-mail ao pretenso orientador, o qual assinará e encaminhará o original ou uma cópia por e-mail ao candidato, o qual deverá assinar (assinatura igual ao documento utilizado na inscrição) e apresentar, junto com os demais documentos no ato da inscrição. Qualquer dúvida entrar em contato pelo e-mail pos.morrinhos@ueg.br. 

 

Contato dos Docentes do PPGAS

Para socilitar o aceite de orientação, acessar os emails dos docentes do curso de Mestrado que encontram-se na janela "Docentes" da página do PPGAS: http://www.ppgas.ueg.br/conteudo/4294_docentes

 

 

BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA PARA AS PROVAS ESPECÍFICAS


Área de Concentração – Ambiente e Sociedade


PHILIPPI JR., A.P. et al. Interdisciplinaridade em Ciências Ambientais. São Paulo:
Signus Editora, 2000.

Link para o Livro 

 

Linha 1 - Análise da Biodiversidade em Paisagens Naturais e Antropogênicas


MILLER JR., G.T. Ciência Ambiental. 11ª ed. São Paulo: Thomson Learning, 2006.

Link para o Livro

 

Linha 2 - Dinâmica Socioeconômica nos Ambientes Urbano e Rural


SANTOS, M.; SILVEIRA, M.L. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI.
Rio de Janeiro: Record, 2011.

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