Estado de Goiás

O Campus  

A UEG é uma instituição de ensino superior multicampi criada pela Lei Estadual nº 13.456/1999. A Universidade conta com 42 Unidades, estando presente em 39 municípios do estado de Goiás, oferecendo 38 cursos de bacharelado, 77 cursos de licenciatura, 21 cursos tecnológicos e 21 cursos de graduação à distância.

O Campus de Morrinhos, anteriormente denominado Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Morrinhos (FECLEM), localiza-se em Morrinhos, região sul de Goiás, a qual integra 26 municípios e população aproximada de 405 mil habitantes (IBGE, 2011); é atravessada pela BR-153, uma das principais rodovias federais do Brasil, estratégica em fluxo de pessoas e escoamento de alimento e tecnologia entre a região sudeste e o centro oeste do Brasil. Essa região vem historicamente acumulando investimentos relacionados ao setor primário de produção devido às características geomorfológicas, hidrográficas e edáficas, favorecendo a pecuária e a agricultura. Devido à economia fundamentada na produção rural, grande parte da cobertura vegetal original foi transformada em pastagens que abrigam gado bovino de leite e corte, além de lavouras de soja, cana-de-açúcar, sorgo, milho, tomate, feijão e arroz. Duas das mais importantes unidades de conservação da natureza do estado (Parque Estadual da Serra de Caldas Novas e parque Estadual da Mata Atlântica) estão localizadas nessa região, propiciando oportunidades ímpares de novas descobertas científicas e estímulo ao ecoturismo. No contexto histórico-regional, o sul goiano conta com diversas instituições públicas e privadas de ensino superior (UEG, IF Goiano, Fafich, Ulbra, Unicaldas, entre outras).

O Campus de Morrinhos conta com cinco Cursos de Graduação Modalidade Licenciatura em Ciências Biológicas, Geografia, História, Letras e Matemática, um Curso de Graduação Modalidade Bacharelado em Ciências Contábeis, um Curso de Especialização em Planejamento e Gestão Ambiental e o Mestrado Acadêmico em Ambiente e Sociedade. São aproximadamente 800 discentes, 80 docentes e 22 técnico-administrativos.

A estrutura física é composta por várias salas de aula em dois andares, banheiros, biblioteca, laboratórios de Biologia, Geografia, História e Matemática, uma estação meteorológica analógica e digital, quadra de esporte, cantina e foto-copiadora.